top of page
Buscar

Previna e elimine o desconforto das dores corporais, cabeça e menstruais


O que é a dor?


Sabia que, em 2019, cerca de 3 em cada 10 adultos estavam a ser acompanhados por terem dores lombares? E que, cerca de 2 em cada 10 adultos sofrem de dores de pescoço crónicas?

Embora a dor geralmente tenha um papel benéfico, porque é um sinal de alarme de lesão ou falta de função para o corpo, pode ter impacto na função e no bem-estar social e psicológico.

A dor aguda é um sintoma limitado no tempo, durando cerca de 1 semana, e dor crónica, ao persistir para além da cura da lesão que lhe deu origem, deve ser encarada como uma doença por si só.


Quanto à identificação da intensidade da dor, existem 4 escalas para o efeito:


Escala Visual Analógica - Consiste numa linha de 10 centímetros, na qual o utente coloca um X no sítio que acha que representa o seu nível de dor e mede-se os centímetros desde o início da escala, obtendo-se um valor numérico.


Escala Numérica - O utente faz a equivalência da intensidade da sua dor com um valor numérico.


Escala Qualitativa - O utente faz a equivalência da intensidade da sua dor com um dos seguintes adjetivos.


Escala de Faces - Principalmente usada em pediatria. O utente corresponde o seu nível de dor com a expressão representada em cada face.



Como se desenvolve?

A dor pode ter várias causas. Desde a prática desportiva, como as cãibras, dores musculares e lesões, ao sedentarismo, dores de costas e pescoço devido à má postura. Com o teletrabalho, cada vez mais há este tipo de queixas, adicionando ainda as dores de cabeça por estar muito tempo a olhar para ecrãs.

Os idosos fazem parte de um grupo muito afetado, tanto pela idade, uma vez que as articulações e músculos perdem constituintes que tornam mais difícil o movimento, assim como pela medicação que fazem que, por vezes, têm como efeito secundário as dores musculares.


Prevenção da dor

Caminhar, não fazer esforços, não passar muito tempo no computador. Todos nós já ouvimos estas recomendações, mas porquê? Porque de facto são medidas simples de evitar o sentimento de dor.

  • Uma caminhada todos os dias irá ajudar na postura que vai resolver vários tipos de dores de costas. Aquando deste exercício físico, deverá fazer um aquecimento prévio dos músculos e alongamentos após este.

  • Levantar e transportar objetos pesados vai originar dores lombares, por isso se conseguir evitar esse tipo de esforço, estamos a prevenir a dor.

  • Quantas dores de cabeça teve por passar uma tarde inteira no computador ou a ver televisão? Fazer pausas regularmente e praticar o descanso ocular com a regra dos 20/20/20 - Após 20 minutos de olhar para um ecrã, olhar para um objeto a 6 metros (= 20 pés) de distância, durante 20 segundos - ajudará a prevenir dores de cabeça.


Sugestão de produtos para a prevenção da dor

Suplementos alimentares contendo magnésio, como Viterra Magnésio Plus e Magnesium-OK, ajudam na redução do cansaço e fadiga, assim como na prevenção de cãibras, reduzindo o risco de dores musculares.

Para pessoas com tendência a ter dores articulares, a suplementação com glucosamina e condroitina terá um efeito benéfico uma vez que estes componentes ajudarão a atenuar o desenvolvimento deste tipo de dores.



Tratamento da dor

Os objetivos no tratamento da dor são o seu controlo, melhorar a qualidade de vida do utente e a capacidade funcional do órgão afetado.



Sugestão de produtos para o tratamento da dor

Para uma dor muscular intensa, o mais indicado é Nurofen Musc.

Se a dor for localizada e pretender um alívio imediato, uma pomada como o Voltaren Emulgel ou Emulgelex pode ser o ideal. Arkoflex Geldolor é uma alternativa à base de plantas que atua por causar frio.

Relativamente a dores de articulações, a gama Advancis Jointrix possui produtos específicos para este tipo de dor, apresentando comprimidos, saquetas para dissolver em água e gel para aplicar na articulação dolorosa.

Para outros tipos de dor, como dores de cabeça e dores menstruais, pode utilizar o Spidifen.

Para enxaquecas, os comprimidos de Ben-u-ron caff são os mais eficazes por possuírem cafeína que vão ajudar na circulação sanguínea, diminuindo ainda mais a dor. No caso de ser para uma criança, existem xaropes de Ib-u-ron. Outra alternativa é Ben-u-ron direct, constituído por saquetas que se devem colocar diretamente na língua, sem haver necessidade de se dissolver em água.



Em caso de dúvida, aconselhe-se com o seu farmacêutico.

Acompanhe o blog do Grupo Amorim Saúde e esteja a par de todas as novidades/esclarecimentos que temos para si!


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page