top of page
Buscar

Outono: Alguns cuidados de saúde




A terminar o verão e a chegada do Outono, existem alguns cuidados de saúde que deverá ter para prevenir o aparecimento de desagradáveis surpresas como as alergias, as gripes e as constipações.


Apesar dos dias ainda solarengos e quentes, as noites mais frias vão-se acentuando e a descida da temperatura juntamente com as variações de humidade são as causas mais comuns para o aparecimento de problemas respiratórios. Como tal, comece por se prevenir tendo sempre um agasalho à mão. Nesta época, o enfraquecimento do sistema imunitário é frequente, deixando-nos mais suscetíveis, sobretudo nos grupos de maior risco como as crianças, idosos, grávidas e pessoas com a imunidade diminuída por doença ou medicação.



Como reforçar o sistema imunitário?


Para além da prática regular de exercício físico deverá ter uma alimentação equilibrada que privilegie o consumo de frutas e legumes, dado que estes são fonte de vitaminas e antioxidantes que reforçam a imunidade.


Deve, ainda, incluir alimentos e outros compostos naturais com eficácia comprovada no reforço da imunidade, dos quais se destacam:

  • Equinácea: Atua no reforço natural das defesas imunitárias, ao nível da prevenção de alergias e infeções respiratórias superiores;

  • Alimentos ricos em vitamina C: É uma vitamina antioxidante e um dos principais compostos no reforço da imunidade;

  • Própolis: Produzida pelas abelhas, é tido com um antimicrobiano natural;

  • Probióticos e fermentos lácteos: São microrganismos vivos que contribuem para o equilíbrio da flora intestinal, uma das importantes barreiras imunitárias do organismo. Encontram-se em leites fermentados e iogurtes e em diversos suplementos alimentares;

  • Chá-verde: Possui poderosos antioxidantes atuando como antiviral e antibacteriano;

  • Gengibre: Ideal para prevenção e tratamento de estados gripais, seja natural ou em chá;

  • Mel: Contém vitaminas e minerais que atuam naturalmente no reforço das células responsáveis pela imunidade e, ainda, inulina, uma substância natural com efeito prebiótico;

  • Geleia Real: Conhecida como superalimento, é produzida pelas abelhas obreiras jovens, para alimentar exclusivamente a abelha que se tornará a Abelha Rainha, conferindo-lhe uma longevidade 40 vezes superior e uma surpreendente produtividade, quando comparada às outras abelhas. Presente em diversos suplementos, pode ser utilizado por crianças (a partir dos 3 anos), adultos e idosos.


Sendo o estilo de vida moderno bastante exigente e os maus hábitos alimentares daí decorrentes, há uma maior probabilidade de surgirem desequilíbrios, razão pela qual, em caso de necessidade se deve reforçar o sistema imunitário, recorrendo a suplementos alimentares, que não só nos propiciam um maior equilíbrio e bem-estar como também contribuem para um aumento da energia do dia-a-dia e redução do cansaço e fadiga.


Previna-se!!


Conte com a ajuda do seu Farmacêutico.

Acompanhe o blog do Grupo Amorim Saúde e esteja a par de todas as novidades/esclarecimentos que temos para si!


117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page