O que são alergias?
As alergias são respostas exageradas do organismo após o contacto com o ambiente que o rodeia, sendo mais frequentes quando existe uma tendência familiar, isto é, um risco genético para a sua ocorrência.
Habitualmente, o que causa as alergias de primavera são os pólenes. Já os alergénios, como os ácaros do pó, são responsáveis por alergias perenes, ou seja, as que ocorrem durante todo o ano.
Apesar de existirem pólenes no ar durante todo o ano, é na Primavera que as concentrações são mais elevadas. Mas, quer nesta estação quer no Verão, surgem outros agentes - por exemplo a alergia a veneno de insectos - que causam reacções alérgicas. Algumas são muito graves, podendo até ser fatais, embora a frequência seja mais baixa
O que provoca uma maior manifestação das alergias?
Os sintomas ocorrem na época de maior concentração dos pólenes, sendo desencadeados, sobretudo com tempo quente, seco e ventoso e alteram em muito a qualidade de vida dos doentes alérgicos. Os pólenes são uma causa frequente de manifestações alérgicas, que podem ser do aparelho respiratório (asma e rinite), dos olhos (conjuntivite) ou da pele (urticária e eczema).
A rinite alérgica é a manifestação mais frequente e é caracterizada pela ocorrência de espirros, pelo nariz entupido, pela comichão e pelo pingo no nariz. Estes sintomas podem ser acompanhados por conjuntivite alérgica (olho vermelho, lacrimejo, comichão e inchaço). Além da rinite, são igualmente frequentes a asma, a urticária e o eczema.
As doenças alérgicas quando são crónicas, formalmente, não têm cura. Assim sendo, o principal objetivo, será sempre controlar os sintomas e assim permitir uma adequada qualidade de vida. Normalmente este controle é realizado através de medicamentos anti-histamínicos que atenuam os sintomas de alergia a nível do nariz, dos olhos ou da pele, e broncodilatadores para o tratamento das queixas de asma.
Como prevenir?
Para doentes alérgicos ao pólen, cuja época habitual é a primavera, devem ser aplicadas algumas medidas preventivas, tais como:
● Planear viagens de trabalho ou férias elegendo alturas do ano e locais livres dos pólenes;
● Evitar ir para o campo durante os períodos de grande concentração de pólenes, em especial no período da manhã;
● Manter as janelas fechadas durante o dia em casa, optando por fazer ventilação ao entardecer;
● Usar óculos escuros;
● Viajar de carro com as janelas fechadas.
Conheça alguns produtos que podem auxiliar no tratamento
Telfast Comprimidos 120mg
O Telfast Comprimidos 120mg é indicado no alívio dos sintomas associados à rinite alérgica sazonal, tais como:
● Espirros;
● Comichão no nariz, na garganta e nos olhos;
● Corrimento nasal e nariz entupido;
● Olhos vermelhos e lacrimejantes.
É recomendado em adultos e crianças acima dos 12 anos. A sua posologia é de 1 comprimido por dia e não possui um efeito sedativo.
Telfast Spray Nasal
O Telfast Spray é um medicamento na forma de suspensão para pulverização nasal, indicado para o tratamento dos sintomas nasais da rinite alérgica, tais como:
● Espirros;
● Comichão e nariz entupido, com congestão ou corrimento nasal.
É recomendado apenas em adultos Telfast Spray Nasal só tem eficácia se for usado regularmente e pode não produzir efeito imediato dos sintomas. Em algumas pessoas pode produzir alívio a partir do 1º dia de tratamento e noutras pode demorar de 3 a 4 dias.
A dose inicial habitual é de 2 pulverizações em cada narina, uma vez por dia. Quando os sintomas de alergia estiverem controlados a dose pode ser reduzida para 1 pulverização em cada narina, uma vez por dia.
Opticrom Colírio
O Opticrom Colírio está indicado para a prevenção e tratamento dos sintomas de conjuntivite alérgica persistente ou sazonal, tais como:
● Olhos vermelhos e lacrimejantes.
A aplicação das gotas oftálmicas pode causar irritação local e assim afetar a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.
O Opticrom deve ser utilizado regularmente de forma a assegurar um controlo ótimo dos sintomas.
● Adultos ou idosos: Aplicar uma a duas gotas em cada olho, 4 vezes ao dia.
● Crianças com idade superior a 4 anos: Uma gota em cada olho quatro vezes ao dia.
Em caso de dúvida, aconselhe-se com o seu farmacêutico.
Acompanhe o blog do Grupo Amorim Saúde e esteja a par de todas as novidades/esclarecimentos que temos para si!
Comments