O colagénio é uma proteína de origem animal que contribui para a integridade estrutural dos tecidos. Está presente no tecido conjuntivo de várias partes do corpo como os ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes, bem como nos músculos e na camada córnea dos olhos.
Apesar de existirem vários tipos de colagénio no corpo, o colagénio do tipo I é o mais abundante.
Uma vez que no início da fase adulta o organismo diminui a produção de colagénio, a suplementação pode ser uma estratégia utilizada para combater esta carência.
Os benefícios do colagénio
Podemos encontrar vários benefícios associados ao colagénio. Esta proteína é essencial para uma manutenção adequada da saúde da pele, uma vez que é muito importante para manter as células firmes e unidas, prevenindo o aparecimento de estrias, rugas e linhas de expressão. É também essencial para promover a saúde do cabelo e das unhas, uma vez que favorece o crescimento e a elasticidade dos cabelos, e a resistência das unhas, deixando-as mais fortes e saudáveis.
Além disso, o colagénio é fundamental para a formação dos tendões, cartilagens e ligamentos presentes nas articulações. A quantidade de colagénio produzida pelo corpo diminui com a idade, aumentando o risco do desenvolvimento da osteoartrite. Desta forma, a suplementação pode ser importante atrasando o desgaste da cartilagem e diminuindo a inflamação e consequentemente a dor.
Outro benefício da suplementação de colagénio está ligado ao fortalecimento dos ossos e consequentemente à diminuição do risco de desenvolvimento de osteoporose. A falta de colagénio torna os ossos mais frágeis e menos densos, aumentando o risco de fraturas, e dificultando a cicatrização.
O colagénio também ajuda a aumentar a massa e a força muscular, por promover a síntese de proteínas musculares como a creatina. Sendo muito útil para atletas ou para evitar a perda muscular que ocorre com o envelhecimento.
Como repor o colagénio no nosso organismo?
Para repor o colagénio e assim garantir todos os benefícios dessa proteína é necessário aumentar o consumo de alimentos que são fonte de colagénio, como carnes vermelhas, carnes brancas ou gelatina.
É também benéfico o consumo de alimentos ricos em vitamina C, uma vez que melhoram a absorção de colagénio. No entanto, em alguns casos pode ser importante o uso de suplementos.
Conte com a ajuda do seu Farmacêutico.
Acompanhe o blog do Grupo Amorim Saúde e esteja a par de todas as novidades/esclarecimentos que temos para si!
Komentar